Produção

PROCESSO DE PRODUÇÃO

 

fotos_producao

Moagem – processo de esmagamento da Cana para extração do caldo rico em açúcares. É importante observar o tempo entre o corte da cana e a moagem que não deve ultrapassar 48 horas, o ideal é 24 horas, pois se iniciará o processo de deterioração da planta. A cana deve ser moída crua sem a queima como processo que antecede o corte. Nas nossas instalações a cana é moída duas vezes o que proporciona a extração do caldo residual o que aumenta o rendimento industrial, isso é possível devido ao conjunto duplo de moendas como pode ser visto na foto.

Preparo do mosto – Após a moagem , adicionamos água ao caldo para redução dos teores de açúcar e o purificamos.

Fermentação – Processo onde temos a transformação dos açúcares em álcool etílico, o principal componente da cachaça. Adicionamos ao mosto as leveduras que são microorganismos que irão realizar a fermentação. Deve durar no mínimo 24 horas e no máximo 48. Após a fermentação, temos o vinho da cana de açúcar.

Destilação – Processo onde o vinho é aquecido e através de diferenças no ponto de ebulição, a cachaça é separada do vinhoto, resíduo que é utilizado na fertiirrigação dos canaviais.

Envelhecimento – Processo de amadurecimento onde ocorrem várias reações naturais entre os componentes da cachaça e o oxigênio do ar e que melhoram os aspectos sensoriais como aroma e sabor.


© Copyright 2018 - Thimotina | Wlivre | by Ygor Doring